3 Sinais de Aviso Que seu Antivirus Gratis não funciona

Tempo de leitura: 2 minutos

Pagar por Antivirus? Mas o meu Antivirus gratis não serve? 

Todos os dias, muitas pessoas repetem uma pergunta clássica quando se trata de segurança do computador: qual o melhor Antivirus? Preciso pagar por um? Um Antivirus gratis não é o suficiente?

Pesquisando no Google é fácil ver que o assunto divide opiniões. Claro que nem todos estão dispostos a pagar por um antivirus, utilizando então as versões gratuitas acreditando estar protegidas. A verdade é que a internet está cada vez mais perigosa e, diariamente, cerca de 500.000 tipos de programas maliciosos (os virus) são detectados.

Outra dúvida incessante é: se nenhum Antivirus fornece proteção total, porque pagar por um? Os antivirus trabalham detectando virus com base em seu banco de dados, como se fosse um catálogo de vacinas que ele utiliza para cada virus. Se por dia, surgem meio milhão de novos virus, é extremamente necessário manter esse catálogo atualizado, e quem possui o Antivirus pago obtém essas atualizações muito mais rapidamente do que quem dispõe apenas do Antivirus gratis.

Além disso, comparando as ferramentas disponíveis nas versões pagas e gratuitas, o Antivirus pago possui maior número de ferramentas como controle de virus por e-mail, proteção em tempo real, controle dos pais e outros que o antivirus gratis não dispõe.

Vale lembrar também de que Antivirus gratis já causaram problemas de incompatibilidade e lesaram computadores há não muito tempo. Em 2010, a atualização 3292 do Antivirus AVG instalou arquivos incorretos em Windows 64-bits, fazendo os usuários reiniciarem o computador, que depois nem ligava mais. Sim, eles perderam o Windows e tiveram que levar o computador para a assistência.

Outro caso curioso foi o que o antivirus gratis Microsoft Security Essentials, em 2011, apagava o Google Chrome do computador das pessoas e impedia sua instalação alegando que este era um virus chamado ZBot, que rouba senhas de banco.

Depois de todas essas informações, realmente vale crer que pagar por uma licença de antivirus é um investimento e pode evitar muitos transtornos. O custo é baixo e as licenças anuais e bianuais não pesam no bolso se divididas pelo tempo do benefício. Se ainda apelarmos para os dados, testes de sites confiáveis como o AV-Comparatives e Pro Teste apontam, ano após ano, Antivirus gratis na lanterna da lista enquanto os pagos tomam o topo…

 E aí? Vai se proteger de verdade ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>