Antivirus: Segredos para não ter a famosa dor de cabeça

Tempo de leitura: 2 minutos

Você acha importante usar antivirus no seu computador?

Antes de tudo, é preciso esclarecer uma coisa: antivirus não é uma solução milagrosa e nenhuma navegação na internet é 100% segura, sempre, de alguma maneira, o usuário está exposto a algum tipo de perigo, de qualquer uma das diversas formas dos malwares (vírus, trojans, spywares e outros). A não ser, é claro, que você tenha um computador que sempre está off-line.

            E o perigo está também fora da rede, mídias removíveis como celulares, pen drivers e HDs externos também podem conter vírus que se espalham para os computadores.

            Daí muita gente pergunta: instalo ou não instalo o antivirus? Temos aí duas vertentes: uma que acha que o antivirus deixa o computador lento e não vale a pena instalar, outra que pensa que melhor o computador lento funcionando que ter um computador desprotegido e correr o risco de ser roubado ou ter os dados danificados.

antivirus_2Como o antivirus roda a todo tempo em segundo plano, é verdade que deixa o computador mais lento, entretanto os principais fabricantes de antivirus, como a ESET, a Symantec e outras investem em programas cada vez mais leves. Ao mesmo tempo, cresce a capacidade de processamento dos computadores. Não é possível que seu computador seja tão fraco que sequer suporte um antivirus, não é mesmo?

            Outro ponto favorável aos antivirus é que, a cada dia, cresce a base de dados (ou seja, a quantidade de vacinas) de vírus, que permite que eles protejam contra cada vez mais malwares.

            Mas só a proteção contra vírus não basta, é importante também possuir o Firewall sempre ativado. Ele funciona como um guarda, que fiscaliza tudo que entra e sai pelas portas do seu computador. Muitos antivirus, principalmente versões pagas, possuem proteção Firewall junto à proteção contra vírus, mas alguns sistemas operacionais como o Windows também vem com Firewall de fábrica.

            Existe um ditado que diz: o melhor antivirus é o usuário. Não clicar em links suspeitos, nem abrir e-mails ou baixar arquivos cuja procedência seja duvidosa também é importante. Entretanto, como todo cuidado é pouco, possuir um antivirus com base de dados sempre atualizada é indispensável para um usuário mediano da internet.

            Para encerrar, fique com uma leitura complementar do excelente texto de André Munhoz Pinto disponível no site do Avast!: https://blog.avast.com/pt-br/2014/08/26/5-razoes-para-voce-nao-instalar-antivirus-em-seu-pc/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>