Aviso: Qual o melhor antivirus

Tempo de leitura: 3 minutos

             Você sabe qual o melhor antivirus para manter seu computador livre de ameaças?

            Essa é uma pergunta muito mais frequente do que se imagina. E a resposta para ela é uma só: não existe melhor antivírus. Tudo se alinha com os gostos pessoais de interface, além da utilização que o usuário faz do antivirus.

O que existe são antivirus que reúnem conjuntos de funcionalidades melhores do que outros, o que leva muitos usuários a adquirirem versões pagas dos antivirus do mercado, objetivando maior proteção e segurança dos dados armazenados em seus computadores.

qual o melhor antivirusQuando alguém pergunta qual o melhor antivirus a resposta vem dos análises por laboratórios digitais, esses procuram definir quantitativamente alguns critérios que são importantes para os antivirus. Empresas como a AV-Test, Virus Bulletin testam o número de detecções, quantidade de recursos utilizados pelo antivirus (isso influencia se ele deixa o computador mais lento ou não), número de falsos-positivos, interface e outras características que são importantes para um usuário que quer escolher um antivirus.

            Entretanto, como todos esses sites são em inglês, o consumidor brasileiro às vezes se encontra despreparado e sem informação suficiente na hora de fazer uma escolha. Por isso, em fóruns de resposta e outras fontes de discussão na internet, é possível encontrar muitas pessoas defendendo péssimos antivirus em termos de detecção de vírus, simplesmente por não estarem encontrando vírus em seu computador, sendo que eles podem estar infectados e elas sequer sabem!

            No último teste da AV-Test, de outubro de 2014, apenas dois antivirus obtiveram notas máximas em todos os critérios: são o Kaspersky e o Avira Pro. São ótimos antivirus para detecção e eliminação de vírus, possuem bons métodos heurísticos e não geram alertas de falso positivo.

            Mas outros antivirus famosos continuam no páreo dos top antivirus como os conhecidos Norton, ESET Nod32 e o 360 Security. O ESET Nod32 por exemplo, perdeu pontos apenas pelo uso de recursos, dois pontos a mais que os concorrentes. Entretanto foi certificado e é conhecido por possuir a varredura mais rápida (verifica se há vírus em todos os arquivos do computador no melhor tempo) e por ter a melhor proteção proativa, que verifica a cada instante se novas ameaças estão se infiltrando em seu pc através de dispositivos como pen-drivers ou mesmo pela internet.

            Os piores antivirus encontrados, alguns deles sequer obtiveram certificação do laboratório como antivirus, como o Windows Defender, VIPRE Internet Security e o AVG em sua versão gratuita. Esses obtiveram deficiência principalmente na detecção de vírus que ficou bem abaixo da média e no consumo dos recursos do computador, gerando uma lentidão considerável nos computadores.

Conclusão:

            Na hora de escolher qual o melhor antivirus, deve-se colocadar todos os fatores na balança. Deve-se buscar o maior custo-benefício possível, já que este investimento anual faz com que muitos usuários poupem dinheiro com formatações e outros gastos de assistência técnica. Se você não está disposto a gastar, o importante é ter um antivirus mesmo que gratuito em seu computador.

              Mas planeje-se para adquirir assim que possível uma versão paga como a do ESET Nod32, que por menos de R$ 70,00 reais anuais pode garantir uma proteção realmente efetiva do seu computador, impedindo roubo de dados e presença de softwares invasores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>