Como fazer Manutenção Preventiva sem ajuda de técnicos

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é uma Manutenção Preventiva ?

Quando o computador dá defeito, é um transtorno, sempre. Leva um tempo até formatar, instalar os programas e você acostumar, porque todas as suas coisas parecem estar fora do lugar. Pior mesmo é quando não há perda de dados do HD ou estraga alguma memória.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se fazer a manutenção preventiva. Isso não implica que todo mês você precisa levar seu computador ao técnico! Existem alguns passos simples que você pode fazer em casa para conservar seu computador com um bom desempenho:

  • Use o desfragmentador de disco: à medida que você utiliza seu HD, quando você instala ou exclui algum arquivo, alguns restos podem ficar ocupando um espaço desnecessário no disco, que provocam lentidão no computador. Para isso, você pode utilizar mensalmente um programa para remover esse lixo: o desfragmentador de disco do próprio Windows ou algum software que pode ser baixado gratuitamente da internet. Basta abrir o programa e clicar desfragmentar o disco, assim ele vai reorganizar o espaço do seu HD.
  • Mantenha seu computador limpo: uma etapa fundamental da manutenção preventiva. Notebooks e desktops precisam estar sempre em condições boas de limpeza, longe da umidade que pode corroer os componentes internamente, além de pó e sujeiras que podem destruir os circuitos internos. Mantenha o computador e o local em que ele está sempre limpo.
  • Tenha um bom anti-vírus atualizado: impedir que ameaças destruam e roubem seus dados também é importante, além de gerar lentidão, anúncios desnecessários e outros prejuízos a utilização do computador. Todos os dias, milhares de novos vírus circulam pela internet, como o antivírus trabalha com uma base de dados (semelhante a remédios) para destruí-los, é importante que ele esteja sempre atualizado. Um antivírus desatualizado não garante proteção suficiente. Quando o serviço é pago, as atualizações são muito mais eficientes e constantes, fazendo de um antivírus pago a melhor opção para ter certeza de que seu computador estará livre de ameaças.
  • Exclua programas desnecessários: mantenha seu computador organizado e sem arquivos e programas sobressalentes. Se você não utiliza, delete ou salve na mídia removível onde você faz seu backup.
  • Por fim, leve seu computador ao técnico: todas as atividades acimas podem ser feitas mensalmente e prevenir muitos problemas. Entretanto, anualmente é indispensável levar seu computador a um técnico de confiança para fazer testes de memória, verificar erros, entre outros detalhes mais profundos, ele irá fazer a manutenção preventiva do seu PC, um check-up para conferir a saúde da máquina. Além disso, a limpeza interna feita por um profissional competente, de modo a não estragar os componentes e conectores internos. Não só o check-up, os técnicos oferecem garantia de que o desempenho de sua máquina continuará bom, como deve ser.

Tudo isso toma um pouco do seu tempo, mas com certeza aumenta a vida útil do seu equipamento e proporciona um funcionamento mais rápido. É uma atividade pouco onerosa e depois de fazê-la e ver os resultados, você sempre vai fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *