Como formatar o pc – O Guia Absolutamente Completo

Tempo de leitura: 4 minutos

Como formatar o pc? Você sabe como funciona o processo de formatação de um computador ?

Geralmente a formatação ocorre devido a alguns problemas que o usuário esteja passando com o computador, seja lentidão, vírus, instalação de programas, lentidão de programas, etc..

Bom devido ao esses fatos gostaria de esclarecer e deixar aqui algumas dicas para quem pretende formatar o computador.

1º Dica: “Faça você seu backup”. Não confie em terceiros.

As pessoas tendem a confiar demais em técnicos e empresas de formatação de computadores. Arquivos pessoais devem ser salvos pelo proprietário dos arquivos, a maioria dos técnicos não se preocupa com os seus dados e um mínimo descuido adeus arquivos e informações pessoais.

Arquivos como fotos pessoais, e outros arquivos sigilosos devem ser retirados do computador antes da formatação, a maioria dos técnicos vasculha seus dados em busca de alguma informação diferente ou inusitada.

2º Dica: Não confie em técnicos de informática. Isso mesmo… Não confie.

A maioria dos técnicos hoje não tem conhecimentos necessários para fazer uma boa formatação do seu computador. Uma boa parte dos que se dizem técnicos aprendeu na curiosidade ou foi forçado a aprender desde cedo (14 a 18 anos) a formatar um computador. Geralmente eles entram na empresa novinhos e a primeira lição é aprender a formatar computador. Com isso deixar com que um técnico sem conhecimento necessário aprenda no seu computador não é uma boa ideia.

3º Dica: Procure técnicos ou empresas especializadas (Com boas referências).

Quanto eu escuto essa pergunta: “como formatar o pc“, a primeira coisa que me vem em mente é a empresa ou técnico que ira fazer o serviço. Uma empresa com boas referências geralmente já está no mercado a um bom tempo, já passou por varias formatações e segue um cronograma de formatação e backup dos dados (que são os pontos principais do processo). Empresas com referências contam com técnicos especializados que já tem uma estrutura pronta e formada do processo de formatação.

4º Dica: O Barato sai caro (Uma das melhores dicas).

Já ouviu falar da história que o barato sai caro ? Pois é… não é diferente com o processo de formatação de um computador. Você sabe quanto vale suas informações ? Se você sabe desconfie sempre de empresas ou técnicos que cobram barato para fazer a formatação de computadores.  Técnicos especializados sabem o valor do seu trabalho e o quanto formatar e deixar um computador 100% funcional exige tempo e dedicação.

5º Dica: Tenha um bom antivírus.

Você já ouvi falar a seguinte frase: “Antivírus Pago é a maior bobagem”.

A maioria dos técnicos gostam de falar mal dos antivírus pagos. Eles lutam em dizer que não serve de nada, que é jogar dinheiro fora. MENTIRA.

A maioria dos técnicos dizem isso porque o ganha pão deles e justamente na hora que você leva seu computador para formatar; e ter um antivírus pago faz toda a diferença. Tem clientes que levam seu computador para formatação 3 vezes ao ano, com certeza você vai reduzir a zero com um bom antivírus pago no seu computador. A maioria das pessoas vivem conectadas o dia todo e com o crescimento estrondoso dos vírus ter um bom antivírus pago irá fazer toda a diferença.

6º Dica: Aprenda ao menos como funciona as técnicas de formatação.

Saber como funciona o processo de formatação de um computador é o ponto crucial. Se você sabe como funciona fica mais fácil cobrar e exigir das empresas ou técnicos que todo o processo seja feito com 100% de garantias. 

Hoje temos inúmeros materiais gratuitos na internet mostrando o passo a passo da formatação de um computador. Se você for no Youtube e digitar “como formatar o pc” irá aparecer vários videos tutoriais ensinando o passo a passo.

Se você é como eu uma pessoa que gosta de conhecimento e corre atrás de aprender e ficar por dentro do assunto eu sugiro um curso muito bom de Como Consertar e Formatar Computadores (Clique aqui para acessar meu link de afiliado desse curso). Com esse curso quando alguma pessoa lhe perguntar como formatar o pc com certeza você saberá a resposta.

Finalmente se você pretende formatar seu computador vale a pena dar uma lida e seguir essas dicas. As vezes dicas simples como essas fazem toda a diferença.

Se você quer receber dicas do blog deixe seu e-mail para receber as novidades.

2 Comentários

  1. Camilo

    ola eu estou fazendo curso de Hardware ah 8 mases e aprendendo as tecnicas passo a passo .com um professor otimo ..mas eu quero mais dicas q para mim é mto importante eu tenho 49 anos mas qro aprender e ser um bom tecnico ee formatação de pcs

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>