Por que o Antivirus Microsoft não funciona.. E o que fazer

Tempo de leitura: 2 minutos

“Leve, rápido, fácil o Antivirus Microsoft não poderia entender mais de Windows, não é mesmo?”, essa é a frase dita por quem opta pelo antivírus gratuito da Microsoft: O Microsoft Security Essentials.

Entretanto, estudos recentes feitos por laboratórios digitais concluíram que o Antivirus Microsoft não oferece sequer o mínimo de proteção para o usuário, tanto que perdeu a certificação de antivirus pela AV-Test, agência independente que testa antivirus. Segundo a mesma, o antivirus microsoft foi considerado o segundo pior antivirus existente, na frente apenas do incômodo PSafe. (Referência do AV-Test: http://www.av-test.org/en/antivirus/home-windows/windows-7/august-2014/microsoft-security-essentials-4.5-143171/)

O Antivirus Microsoft recebeu nota 0 (isso mesmo, zero) na detecção de virus e malwares mais recentes, os quais ele ainda não possui no banco de dados e precisa descobrir de forma heurística. Isso aconteceu devido ao fato da média de detecção dos outros antivirus do mercado ser de 96% e o Microsoft Security Essentials conseguiu apenas 76% de detecção.

O mesmo aconteceu para virus descobertos nas últimas quatro semanas, ou seja, o antivirus microsoft carece também de atualizações: somente 79% de detecção enquanto a média dos outros antivirus é de 98%. O que comprova a proteção insuficiente fornecida pelo antivirus microsoft distribuído gratuitamente.

antivirus_microsoft_3

Em performance, o antivirus Microsoft Security Essentials seguiu empatado com a média do mercado sobre consumo de recursos e quanto a lentidão que gera no sistema do usuário.

Salvo pelo último quesito, a usabilidade é máxima já que o antivirus possui interface intuitiva e não disparou nenhum alarme do tipo falso-positivo, que é detectar algo que não é virus como virus.

Entretanto, sem qualquer certificação, quem possui o antivirus Microsoft encontra-se ao léu nesse mar de virus, sem uma proteção efetiva. Talvez seja a hora de optar por outros antivirus, são várias as opções no mercado e o índice de proteção varia muito também.

Verificar em laboratórios digitais que testam antivirus é fundamental para saber o quão protegido se está com determinado software, afinal esse programa tão importante é a única barreira capaz de impedir os ataques ao seu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>